É inevitável! A manutenção diária duma casa está cheia de desafios e de pequenos problemas que, por vezes, se tornam grandes dores de cabeça. Acontece de tudo, como a porta do armário que cai, a parede que ganha mofo, o cano que entope… um sem-fim de pequenos revezes domésticos que têm de ser ser resolvidos para que a habitabilidade da casa com que sonhámos se mantenha ao longo do tempo, não é?
Uma canalização entupida e a precisar de intervenção é um desses desafios com que, mais tarde ou mais cedo, todos nos deparamos. E a verdade é que qualquer tipo de cano pode entupir e pode acontecer em qualquer tipo de canalização. É nessas alturas que temos de decidir como agir! Metemos mãos-à-obra e fazemos nós o desentupimento, ou chamamos um profissional para o efeito?
Saiba que os problemas nas canalizações são frequentes, muitas vezes até pela antiguidade das casas e as soluções variam, dependendo da gravidade do problema em causa. Se o problema for mesmo sério e precisar de desentupimentos, deverá recorrer a especialistas da sua área de residência.
No entanto, existem bastantes soluções caseiras para este tipo de problemas que podem surgir nos diferentes espaços da casa como a cozinha ou casas de banho, por exemplo. Seguidamente, vamos partilhar consigo algumas dicas sobre como resolver cada problema em particular. Mas deverá ter em mente que, caso a situação seja grave, não deverá hesitar em chamar canalizadores profissionais!
Depende da gravidade do problema! O desentupidor de borracha é um clássico intemporal dos desentupimentos e que nunca envelhece. Esta ferramenta de desenho e ergonomia extremamente simples, atua através dum sistema de sucção que é absolutamente básico. Usa-se de forma simples, pressionando o cabo com força para que o movimento da água, de cima para baixo, possa remover os resíduos que provocam o entupimento. Atenção: para o desentupidor de borracha ser usado com eficácia, é necessário que haja água suficiente no ralo. Pode tentar desentupir recorrendo a esta técnica, mas, caso não seja eficaz deverá recorrer a outro método.
A nossa vontade é responder “nem por sombras”, mas a verdade é que também não é totalmente descabido! Este refrigerante pode ser útil em algumas situações. O refrigerante não é desengordurante mas dissipa um pouco a gordura. No entanto, não tem qualquer efeito sobre cabelos, fios de roupa, pelos humanos ou de animais, entre outros. A verdade é que gás que ele contém pode ajudar a libertar… Ou seja, o refrigerante pode ajudar quando a causa do entupimento é alguma acumulação de gordura, mas é totalmente ineficaz se estiverem em causa outros tipos de materiais.
Das soluções caseiras, esta costuma ser talvez a mais eficaz, mas está longe de ser a solução ideal. É bastante eficaz a dissolver materiais orgânicos, mas se estes estiverem combinados com outros, como o calcário não vai funcionar muito bem. Além disso é tóxica quando dissolvida em água e muito reativa com ácidos, pelo que a sua manipulação deve ser feita com muito cuidado, com os equipamentos de proteção individual adequados, e nunca deve misturar qualquer outro produto.
Se pensa recorrer à soda cáustica deverá ter em atenção que esta pode prejudicar os canos. Este é um produto tóxico que quando se dissolve na água pode também reagir a outros ácidos de forma perigosa. E a verdade é que a soda cáustica não tem qualquer efeito quando o problema deriva da acumulação de calcário.
Atualmente no mercado existe uma grande variedade de produtos desentupidores, meramente químicos ou que combinam um produto químico com um utensílio de desentupimento, com uma eficácia até bastante elevada e que pode representar uma boa alternativa à soda cáustica.
A primeira vantagem deste conjunto de produtos é que são completamente biodegradáveis. E qual é o efeito que estes ingredientes produzem quando combinados? Nada mais nada menos do que uma reação química que desfaz os resíduos, quer sejam alimentos, pelos, ou cabelos. Sugerimos que verta os três produtos no cano entupido e os deixe atuar aproximadamente 30 minutos. Depois, deite bastante água quente que, em princípio, dissolverá a sujidade e limpará a canalização. Em determinada regiões do nosso país, como por exemplo no Algarve, onde a água tem muito calcário, os sedimentos vão-se acumulando com o tempo e água vai correndo cada vez pior. Nestes casos, deve-se usar vinagre branco e bicarbonato de sódio, tapar o cano e deixar atuar durante 30 minutos. No final, despeja-se então a água a ferver.
Pode parecer redundante, mas o detergente que lava a loiça e que é usado especialmente no lavatório da cozinha e que, como sabemos, é um lugar de excelência para a acumulação de gorduras e detritos, também pode ser usado para desentupir esses canos.
Para atingir o efeito pretendido, deve deitar ¼ de chávena de detergente da loiça seguido de bastante água a ferver. De seguida, pode ainda adicionar 2 colheres de sopa de fermento em pó e despejar no ralo. A efervescência obtida com esta solução ajudará a desentupir o cano, caso o entupimento não seja nem muito intenso nem muito grave.
A água quente desentope canos? Não é inteiramente falso. A água quente realmente ajuda a diluir alguns dos produtos agregadores que causam entupimentos, como o sabão ou a gordura, mas sem recorrer a mais nada, dificilmente obterá resultados satisfatórios e, sobretudo, duradouros. Na maioria dos casos, o entupimento é originado materiais que a água, por si só, não conseguirá dissolver.
Conforme visto acima, alguns problemas com canalizações em casa podem ser resolvidos com recurso a métodos “caseiros”. No entanto, nunca é demais lembrar que caso o problema não se resolva facilmente, deve procurar a ajuda de profissionais na matéria.
Cabelos, pelos, sabão, gordura corporal e restos de produtos de beleza… Um sem-número de produtos que vão pela canalização da casa de banho e que podem causar entupimento, parando assim a drenagem da água e dando muitas dores de cabeça.
Se acontecer aconselhamos a seguir estes passos:
1. Tente desentupir recorrendo ao bicarbonato de sódio.
2. Adquira um produto desentupidor, se a solução anterior não for eficaz.
3. Comece por libertar o ralo de detritos visíveis e fáceis de remover e depois deite água a ferver sobre o ralo, e para dentro do cano. Isso vai amolecer os detritos acumulados facilitando a sua libertação.
4. Verta o produto químico sobre o ralo, retire-o e limpe-o muito bem. Há diversos tipos de ralos e a forma de remoção do seu pode variar entre desaparafusá-lo ou precisar de uma chave específica para o efeito.
5. Se o produto entrou no cano mas a água continua a não escoar é porque o entupimento é mais abaixo, no cano ou no sifão, se existir. Nesse caso remova o ralo, limpe-o muito bem, e passe a limpar o interior do tubo. Verta mais produto para o cano e deixe atuar.
6. Utilize uma bicha de desentupir e um desentupidor de borracha para ajudar a libertar os resíduos, pois dificilmente o produto químico sozinho será suficiente. Deite mais água quente.
7. Assim que a drenagem da água seja imediata volte a colocar o ralo e pense em acoplar-lhe uma rede mais fina que impeça a passagem da maior parte dos detritos.
RECOMENDAÇÕES:
Utilize sempre luvas, máscara e óculos de proteção quando manusear produtos químicos.
Quando voltar a instalar o ralo certifique-se que as anilhas de ajuste estão bem colocadas para evitar danos e infiltrações futuras.
A torneira da água quente tem um caudal tão pequeno que é impossível tomar banho com aquele fiozinho de água a correr, não acha? Se for o caso, está quase de certeza entupido com calcário, e é a hora de intervir! Quando uma torneira apresenta uma redução contínua no seu caudal, ou seja, na quantidade de água que sai através dela, é um sinal de alarme de que é necessário desentupir os canos devido ao calcário.
A melhor forma de o conseguir é usando a mistura de bicarbonato, vinagre e sal de que falámos acima, mas numa proporção diferente dos componentes.
1. Coloque 120 ml de bicarbonato de sódio dentro do cano, depois de o drenar, e logo de seguida a mesma quantidade de vinagre e sal, dando início à reação química.
2. Tape o cano, afaste-se do local e deixe a mistura atuar 30 minutos.
3. Verta 4 litros de água a ferver no cano, assegurando a eficácia da mistura e a sua posterior remoção.
4. Restabeleça a circulação da água com água fria e deixe correr por alguns minutos.
Depois de concluir este processo o cano deverá ficar completamente desobstruído de calcário. Sempre que for necessário poderá repetir este procedimento. Uma forma de prevenir a fixação do calcário nas canalizações de água quente é esporadicamente alternar a circulação de água quente por água fria a uma pressão superior.
RECOMENDAÇÕES:
Apesar dos ingredientes cima mencionados não serem tóxicos, a sua segurança é muito importante e, por isso, utilize equipamentos de proteção individual.
Previna queimaduras e faça o vazamento da água quente com muito cuidado!
Uma sanita entupida é provavelmente o mais desagradável de todos os entupimentos, e nem é preciso dizer porquê! E resolvê-lo não é tão simples como desentupir um cano. Mas também não é impossível!
Pode verificar que uma sanita está entupida quando puxa o autoclismo e o nível da água começa a subir até alcançar o limite e depois desce de forma lenta. Este é o sinal mais evidente de que uma sanita está entupida e que é necessário intervir para resolver o problema. Desentupir uma sanita por vezes é tão simples como deitar um balde de água lá para dentro, uma vez que o peso e o volume de água extra vão provocar mais pressão e forçar o entupimento a ir para baixo. Mas se isto não for eficaz, prepare-se para medidas urgentes e desagradáveis! No entanto, não deve prosseguir com a intervenção se a sanita tiver uma fuga na base e não no sifão. Nesse caso é fundamental chamar um canalizador, já que poderá ser necessário remover toda a sanita ou até abrir o chão ou a parede para desentupir os canos.
Se for possível, então proceda da seguinte forma:
1. Adquira um desentupidor de borracha.
2. Retire a água em excesso, como lhe for possível e mais adequado ao seu espaço.
3. Quando a sanita estiver livre do excesso de água, insira o desentupidor na sanita, pressione vigorosamente e depois puxe de forma lenta.
3. Repita o movimento várias vezes, empurrando a ventosa no sentido ascendente e descendente, até ouvir a água a mover-se pelo cano. Assim, que o cano ficar desentupido a água deve voltar até ao seu nível habitual.
4. Para garantir que o procedimento foi eficaz despeje o autoclismo uma ou duas vezes.
5. Pode complementar este procedimento com um produto específico para desentupir, que deve utilizar segundo as instruções do mesmo.
Como a sanita entupida é dos mais complicados de resolver, aconselhamos vivamente a recorrer a ajuda profissional especializada.
Trata-se dum entupimento tão chato como frequente! O ralo do lava-loiças prende alguns produtos, mas a própria lavagem da loiça liberta gordura que, com o tempo, se mistura com outros materiais orgânicos e cria entupimentos. A forma mais simples de se livrar deste problema é também a mais comum. Ou seja, utilizando um desentupidor de borracha e depois proceder da seguinte forma:
1. Encha a pia até meio com água quente.
2. Se tiver duas pias coloque a tampa na que não está entupida.
3. Coloque o desentupidor no ralo e faça vários movimentos rápidos para cima e para baixo com o desentupidor.
4. Retire o desentupidor e confirme se a água sai, se a água continuar na pia repita o processo quantas vezes forem necessárias até desentupir na totalidade.
5. Também pode experimentar o procedimento com bicarbonato de sódio e vinagre, certificando-se que drena a água dos canos primeiro.
Se os métodos anteriores não funcionarem experimente limpar o sifão da seguinte forma:
1. Coloque um recipiente por baixo das canalizações da pia.
2. Remova a parte amovível do sifão (parte curva do tubo), de preferência desenroscando os tubos com as mãos, mas caso não consiga use uma chave inglesa.
3. Retire o tubo, deixe escorrer a água e limpe bem o interior do tubo. Se houver resíduos acumulados use uma espátula para os retirar.
4. Volte a colocar o sifão no lugar e ligue a torneira para verificar se o problema está resolvido.
Uma vez mais, a segurança nunca é demais. Sempre que utilizar produtos químicos use proteção individual adequada!
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |